quinta-feira, 1 de julho de 2010

Era uma vez...*


Naquele ano, aconteceu que todos os personagens de histórias infantis decidiram ir para a África do Sul. Era Copa do Mundo, amigo. Anões, Porquinhos, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, enfim, todos foram para lá, protagonizar o maior evento esportivo do mundo.

Os porquinhos ficaram no Grupo A, junto com os anfitriões, os uruguaios e os mexicanos. Tinha o Prático, que era o técnico; o Heitor, que todos chamavam de Henry; e o Cícero, atacante que jogava no Chelsea.

A estreia foi contra os uruguaios. Bons churrasqueiros, os sul-americanos quiseram assar os porquinhos – até levaram um açougueiro, o Lodeiro, mas ele acabou expulso. E o jogo acabou num fraco 0x0.

Aí veio o segundo confronto, os porquinhos perderam para os mexicanos e o Cícero sentou num porco. Digo, ficou bravo. Mandou o técnico chafurdar, o que fez Prático demonstrar toda sua praticidade, mandando o atacante pastar.

Pastar?

Enfim, mandou embora.

Como última tentativa, no derradeiro confronto Prático resolveu colocar Henry, para ver se ele dava uma mãozinha. Não funcionou, e a França foi para casa mais cedo. Só não me pergunte se para a casa de tijolos, de palha ou de madeira.

Não muito longe dali, um anão dava entrevista coletiva. Há divergências se era o Zangado ou o Dunga. Enquanto ele falava, ao fundo um jornalista reclamava algo ao telefone. Desconfiado, o anão perguntou:

- Algum problema?

- Não, nem estou olhando pra você, respondeu Pinóquio, o jornalista.

Após ouvir uns impropérios, Pinóquio resolveu reclamar com o pessoal do castelo mal-assombrado. E coube a Tadeu, o Lobo Mau, vir a público ler um editorial repudiando a atitude do anão:

- Ele é feio, bobo e mau, e não me deixa filmar os treinos!

Alguns quilômetros mais adiante, uma italiana de nome Cinderela defendia o título mundial. Bonita e bem vestida, ela decidiu deixar as chuteiras de lado e calçou sapatinhos de cristal, projetados por algum estilista de renome. O problema do sapatinho é que ele tinha um salto muito, mas muito alto, e como era de cristal, o tombo acabou sendo inevitável.

Depois de tropeçar diante do Paraguai e da Nova Zelândia, ela caiu grotescamente diante da Eslováquia.

E, sem ninguém para ajudar, Cinderela teve que voltar para casa mais cedo.

Que triste, não?


*coluna publicada no Jornal Contexto, de Carlos Barbosa, em 26 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário