sábado, 26 de junho de 2010

EUA 1x1 Gana – E na prorrogação...

...deu Gana.

O segundo jogo das oitavas-de-final era uma incógnita. De um lado os Estados Unidos, equipe de futebol emergente e campeã em seu grupo. Do outro lado Gana, único representante do continente africano na segunda fase.

Os ganeses começaram melhor, e abriram o marcador logo a 5min, com Prince Boateng. O gol deu mais tranquilidade à equipe, que dominou toda a primeira etapa e ficou muito próxima de ampliar o placar.

Mas aí...

Aí veio o segundo tempo e os Estados Unidos foram para cima, repetindo o que já fizera contra a Eslovênia. E é um time que apresenta um futebol interessante; se não há técnica apurada, há pelo menos bom toque de bola, muita boa vontade... e Donovan.

O camisa 10 dos Estados Unidos é, sem sombra de dúvida, o grande diferencial do time. Organiza a meia, distribui o jogo e é dono de uma frieza ímpar na frente do gol. Foi ele quem fez o gol da classificação no último jogo da primeira fase, e foi ele quem empatou o jogo contra Gana, batendo pênalti com extrema categoria.

E, com 1x1, veio a primeira prorrogação da Copa do Mundo de 2010.

Em jogos de mata-mata de jogo único, prorrogação é quase sempre imprevisível. O que dá mais chance para uma equipe é unicamente um melhor preparo físico. No duelo EUA x Gana, pareceu que os dois entraram para os 30min derradeiros em iguais condições.

Mas eis que, após lançamento, Gyan arrancou em velocidade pelo meio de dois zagueiros, venceu na disputa de corpo e fuzilou Howard.

Aos 3min da prorrogação, Gana fazia 1x0.

E, defendendo-se como nunca contra um adversário de futebol interessante, mas pouco técnico, garantiu-se pela primeira vez entre os oito melhores do Mundial.

Um comentário: